Preciosa, é como chamamos carinhosamente a nossa prensa, uma estrutura de cilindros, engrenagens, ferro e madeira projetada e construída pelo Engenheiro das artes Tiago Beraldi . A construção da prensa foi um processo de pesquisa e ao mesmo tempo uma paixão pela montagem de estruturas do artista Beraldi. Essa prensa, mesmo sendo uma construção recente já é um objeto que já faz parte da história da gravura no Tocantins, isso porque o Nugrato - Núcleo de Gravura do Tocantins é o primeiro grupo organizado de gravura do estado.
Confeccionada para atender a demanda do Nugrato, que já nas primeiras experiências com a produção de xilogravuras (gravura em matriz de madeira) e impressão manual, ficou clara a necessidade de uma prensa, já que as impressões manuais aconteciam a partir da fricção de uma colher de madeira sobre o papel que ficava por cima da matriz entintada. Este processo é cansativo, principalmente quando se trata da impressão de uma grande tiragem, ou mesmo de grandes matrizes. Além de facilitar o processo de impressão de xilogravuras a prensa Preciosa abriu novos horizontes para a produção utilizando outras técnicas, como por exemplo, a gravura em metal, que está em fase de experimento de materiais.
A construção sui generis possibilitou que o custo final da prensa ficasse apenas 1/4 do valor médio de uma prensa com as mesmas proporções vendida no mercado. A divisão desse valor entre os membro do Nugrato reforçou a ideia da potencialidade que possui um coletivo em realizar ações mais facilmente do que individualmente. As ações quando compartilhadas são desenvolvidas com mais eficiência, agilidade e rapidez.
A prensa do Nugrato é “Preciosa” não apenas pelo carinho que temos pelos materiais que permitem a produção artística do grupo, mas principalmente pela contribuição do desenvolvimento da gravura no Tocantins.